Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Metabolismo leeento

Oi lindonas!!

Pois é, feriadão passou e agora é dar uma turbinada na RA. Porém, aquela "chacoalhada" que iria dar no organismo, lembra? Não deu pra fazer ainda, mas não é enrolação. Vou explicar...porque logo depois que comentei com vocês, a Dona M chegou e atrapalhou tudo, pois essa bendita me deixa muito fraca e com a coluna destruída(que é meu ponto fraco). Logo depois, entrei numa crise básica dessa abençoada coluna, então tome remédio pra dentro, daí já viu. Tenho que equilibrar a alimentação porque os remédios arrebentam meu organismo, fico enauseada, fraca, enfim uma porcaria. Então, estou deixando passar essa semana, melhorar de tudo e com fé em Deus, na segunda, voltar com força total. E começar finalmente, minha academia, tão sonhada...rsss. 
Falando nisso, lembrei de uma questão importante, muito falada e acho ser um mal que sofro, o metabolismo leeeento. E resolvi pesquisar um pouco, achei essa matéria bem legal. Coloco aqui para darmos uma olhada e se informar melhor sobre esse tal metabolismo lento.
Amores, vou ficando por aqui. 
Beijooos




"Muito se ouve falar em metabolismo, como "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "meu metabolismo não trabalha da forma que deveria". Assim decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.
Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. Esse valor é chamado de taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.

Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.

O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres.

Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso.

Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento."

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos 




segunda-feira, 27 de junho de 2011

Saldo do feriadão

OI lindonas!!!


Pois é, acabou o feriadão, as festas juninas, com elas as tentações que tanto temi. Mas, o saldo foi positivo, afinal só fui para uma festa que acontece na orla da minha cidade, foi tranquilo, acabei comendo uma canjiquinha(bem pequena mesmo) e uma fatia de bolo de milho, como não sou boba, dividi com amor que adorou a ideia..kkk...assim comi metade de tudo. 
Fora isso, no almoço da sexta no shopping, dividi também uma fatia de bolo de chocolate que não resisti, mas amor também compartilhou comigo..kkk...
Então, acho que o saldo foi positivo, não houve exageros, "matei" minha vontade com moderação, tudo certo! 
Vou postar fotinhas com meu modelito São João e genteeee, esqueci de contar, cortei o cabelooo, pois é mas não estou tãaao feliz assim porque adoooro cabelão, mas estava muito estragada as pontas e dei uma renovada, dá uma olhada!





E desde ontem estou refletindo sobre minhas atitudes, como melhorar a alimentação, porque ainda não dei aquele susto que coloquei aqui para vocês, dando uma chacoalhada no corpo, mas teve um motivo justo, pois a Dona M apareceu e fico muito fraca nessa fase. Mas, ela já foi, então é hora de dar uma chacoalhada geral!!! Além disso, estou realmente decidida a fazer academia, apesar da coluna não está muito legal, pois ainda sinto dores, mas vou começar devagarzinho e percebendo meus limites, o que não posso mais é ficar parada, porque aí a coisa não funciona mesmo. Até porque meu metabolismo é leeento mesmo e o exercício dá uma acelerada. Porque o controle só na boca é tarefa quase impossível. Tem que se movimentar! Então, como já disse para vocês que estou afastada da dança em razão de estar fazendo um cursinho para concurso à noite, optei pela academia que sempre gostei, me estimula muuuito!


Então, vamos rever as atitudes, o que pode ser melhorado, para que possamos alcançar nosso objetivo!!!
Combinado???


Ótima segunda para todas!






Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem.
 Para sempre.
E, como se sabe, "sempre" não acaba nunca.
clarice lispector




quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festas Juninas...perigo à vista!

Oi lindonas!!


Pois é, meninas como sabem moro no Nordeste e aqui ferve nesse época de festas juninas. Muita festa, muito forró e o mais perigoso, muuuita comida boa!!! Que perigo! Para mim é uma tentação poque adoro tudo que vem do milho, como canjica, pamonha, bolo de milho, mugunzá, perdição total!
Hoje à noite mesmo, amore já me chamou para irmos a uma festa chamada vila do forró que acontece na orla  e é bem tradicional, tem quadrilha, forró pé de serra e muuita comida. Sentiu o perigo?
Mas, prometo me controlar, lógico que não vou passar vontade. Tenho que matar minha vontade, mas com moderação, pequena quantidade. Porque não adianta me torturar, sem comer nada que depois me sinto pior.


Sei que podem estar pensando, mas depois vai dançar e queimar caloria...adoraria, porque adoro dançar e forró é bom demais, mas meu amor não dança nada, não sabe e não gosta, então já viu, fico paradinha mesmo. Mas, ele me compensa em tanta coisa que nem me incomodo com esse detalhe.


Então, força na peruca nessas festas e vamos ser feliz!!!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estou feliiiz!!

Oi lindonas!!!!!!!!

Gente, hoje estou especialmente feliz!! Mas, precisamente em paz! Não que os problemas desapareceram, ou coisa parecida, mas me sinto abençoada por Deus! E Ele vai abrir meus caminhos e me mostrar as soluções. 
Pois, independente de religião, queria compartilhar esse sentimento com vocês! Depois, quando estiver tudo mais claro e consolidado dentro de mim, explico melhor sobre o que aconteceu, nesse sentido, para vocês, ok? Afinal, aqui é um verdadeiro diário e estou compartilhando sentimentos nele.


Bem, final de semana foi especial pois, como disse a vocês, iria ter um segundo dia dos namorados, maravilhaaa! E gente, foi per-fei-to!!! Primeiro fomos a um restaurante italiano que adoramos, jantar a luz de velas, super romântico! E depois meu amor me reservou uma noite em um hotel maravilhosoooo, aqui na minha cidade, em plena orla(que por sinal é lindaaaa). Podem imaginar como foi fantástico? E para fechar pela manhã, café da manhã no hotel, mas mesmo com todo essa regalia, não abusei!uhuuu....tomei café com leite, pãozinho integral, queijo minas, peito de peru e um copinho pequeno de suco laranja, não foi abuso, não é?

E no domingo foi o aniversário de minha mãe e saímos para almoçar no shopping porque ela já está bem melhor, graças a Deus! E passamos o resto do dia passeando lá mesmo, até fizemos umas comprinhas de roupa. Mas, ainda estou no manequim 42(justo), por isso não gosto de comprar roupa nessa fase de redução. Porém, estou sem nenhuma calça, nem bermuda para vestir, pois usava na minha fase magra, manequim 40, folgado. Quanta diferença...mas tem que ter paciência....muita....então, mesmo assim comprei calça justinha e bermudinha, a necessidade me fez encarar e tentar me enxergar com bons olhos.

Para fechar o final de semana fomos primeiro orar e louvar a Deus!!! Por isso, tamanha felicidade, pois reuni minha mãe, meu filho e meu amor para orarmos juntos. Foi lindooo! Obrigada Senhor! Que isso se fortaleça ainda mais! Amém Jesus!

E vou colocar umas fotinhas no hotel, na orla e junto com meu amor!!
Obrigada pelo carinho lindonas!!
Que Deus abençoe todas vocês!
Uma semana abençoada!!

O milagre não é caminhar sobre a água.
O milagre é caminhar sobre a terra verde no momento presente, apreciar a paz e a beleza que ela nos oferece agora.

A única coisa de que necessitamos é encontrar como voltar a trazer nosso corpo e nossa mente para o momento presente, para, dessa maneira, poder tocar tudo o que refresca, cura e maravilha... 
(Tchich Nhat Hanh)





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vamos dar um susto no pesinho?

Oi lindonas!!

Primeiro quero agradecer o carinho de todas que vieram mandar sua boa energia para que minha mãe melhorasse mais rápido. Obrigadaaa! Deus abençoe a todas!

Bem, a RA vai bem, obrigada! Estou fazendo tudo direitinho, comportada! Mas, como ontem foi dia de pesagem no Desafio Anual, a balança não sorriu ainda para mim, continuo com o peso paradinho, não se mexe. Por isso, resolvi dar uma "chacoalhada" nele, dando um susto....rsss....vou explicar....é que o corpo quando começa a redução chega um ponto que dá uma estagnada, já perceberam? E como ainda não comecei a academia, fica ainda mais lento. Então, resolvi fazer de dieta líquida pelo menos uns 2 dias por semana para dar um "susto", entendem? Mas, nada muito radical para não ficar passando mal, nem me prejudicar, apenas substituir almoço e jantar por sopinha de verduras e pela manhã suco desintoxicante, além de lanchinhos como iogurte com linhaça, sucos, chás e muuuita água. Quando for na próxima semana, digo se deu resultado esse sustinho básico.OK?


E quanto à academia, resolvi começar daqui a mais uma semana quando passar o São João, porque como aqui é nordeste, fica tudo meio bagunçado, depois na próxima semana tem feriado dois dias, então vou sair perdendo, por enquanto, voltei para a fisio e vou cuidando da coluna que está bem inflamada. Mas, vou melhorar!

Eu procuro viver mais leve, gosto de enfeitar meu caminho com borboletas azuis, elas sempre me deixam feliz. Renovo certezas e esperanças, minha opção de vida é seguir recuperando o meu sorriso todos os dias.
Hoje, amanhã ....sempre!
Denise Portes



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Olha eu aqui!!! Mais animada!!

Oi lindonas!!!


Apareceu a margaridaaa!!!
Pois é, pessoal passei esses dias ainda cuidando de minha mãe que infelizmente teve uma recaída na semana passada e melhorou mais desde ontem. Aí já viu, fico fora do ar meeesmo.

Mas, estou voltando e nem por isso descuidei da alimentação, foi tudo regradinho, muita água, muito chá. 
Voltei a ingerir a linhaça, além da aveia que já ingeria e introduzi a quinua que nossa amiga Tatha usa, então resolvi experimentar.

O que não deu foi para fazer nenhuma atividade, não podia deixar minha mãe sozinha, sabe como é.
Mas, tomei uma decisão hoje e procurei uma academia bem legal, vou falar com minha fisioterapeuta para saber o que posso fazer e vou voltar a malhaaaaar!!! Sempre adorei a academia, mas quando comecei a dançar com o tempo fui deixando de lado a malhação, mas vou aproveitar que estou fazendo um cursinho à noite e não vou poder dançar, por pelo menos 3 meses e vou cair na malhação!!! Não é legal?

No mais, o dia dos namorados não fizemos o que planejamos: jantarzinho a dois e (segundo meu amor) uma noite inesquecível em um lugar especial, uauuuu!rsss...porque não dava para passar a noite fora, mas passamos juntinhos e adiamos os planos para essa semana. Ou seja, vou ter dois dias dos namorados, gostaram? Eu adorei!!!

Então, vamos firmes nessa semana!!! 
Tenham uma semana abençoada!!

"Despojado do que já não há
solto no vazio do que ainda não veio,
minha boca cantará
cantos de alívio pelo que se foi,
cantos de espera pelo que há de vir"

Caio Fernando Abreu

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desafio Emagrecer

Oi lindonaaas!


Hoje, estou mais animada!
Minha mãe está melhor e minhas dores também aliviaram.
Então, estive pensando em me desafiar ainda mais!
Vou lançar um desafio pessoal, pensando que meu aniversário está aproximando, será no dia 11 de julho, por isso quero estar mais fininha daqui para lá! Que tal?
Que para mim será um super desafio, porque moro no nordeste e nessa época de junho é de festa junina. O cardápio é recheada de guloseimas à base de milho: canjica, pamonha, mugunzá, bolo de milho. Não sei se conhecem, mas são delícias da nossa terra. E eu sou apaixonada por essas delícias. Então, sentiram o desafio? Mas, estou disposta!!! 
Serão 33 dias a partir de amanhã! Gostaria de sair da casa dos 60, estou hoje com 65, seriam 5kg a menos. Que tal???
Vamos nessa, nesse desafio ao meu corpo, a minha disciplina e determinação!
Me ajudem!!



Esse será meu lema Saúde, Felicidade e Corpo Perfeito!!!
DESAFIO EMAGRECER!!!
E vamos à lutaAA!!!!

Obrigada pelo apoio de sempre, lindonas!!
Beijooos

sábado, 4 de junho de 2011

Apareceu a margarida...

Oi lindonas!


Sumi, essa semana não foi? Mas, essa semana foi muuuito difícil, minha mãe adoeceu desde quarta, foi parar no hospital e fiquei louca. Só ontem ela melhorou um pouco, não sei se é virose e tem suspeita de dengue. Mas, ainda não está 100% e fico preocupada. 
E aí já viu, tudo fica de "pernas para o ar". Até mesmo na minha RA, nos exercícios, fisioterapia, tudo ficou bagunçado.
Mas, o mais importante é saúde. A partir de segunda, vai estar tudo nos seus lugares com fé em Deus!
E prometo que vou retomar tudo, alimentação organizada e controlada. Fisioterapia todos os dias e começar a caminhar na esteira lá mesmo, 30 minutos pelo menos 3 vezes na semana.
Estou até pensando em fazer um desafio pessoal, para incentivar ainda mais esse processo. Tendo como objetivo estar 5kg a menos até meu aniversário que será dia 11 de julho, assim saio da casa dos 60. O que acham? Vou organizar direitinho e lançar aqui em breve.




"Tropeçar também ajuda a caminhar."

(Guimarães Rosa)







Ótimo final de semana!
Beijoos