Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Benefícios da arte da dança

Oi lindonas!!

Quero falar hoje sobre o benefício para o corpo, a prática da dança. Afinal, a prática de atividade é fundamental no nosso processo de controle de peso. No meu caso, pratico a dança oriental, como já comentei várias vezes, a dança do ventre e dança cigana. Foi uma grande descoberta na minha vida, há 7 anos, quando comecei a praticar e na verdade me encantar com essa dança, porque além da técnica, começa a despertar a nossa auto estima, aprendi a me olhar mais, a apreciar o meu corpo, a explorar  que tinha de melhor nele, observar o que ele era capaz de fazer e cada vez mais fui me mostrando, meu corpo começa a se mostrar de forma mais bonita, mais expressiva. É fantástica essa descoberta e pelo menos para mim, esse tipo de dança explora ainda mais esse lado mais contido na nossa alma. 
Já deu para perceber que é uma paixão, não é verdade? Hoje a dança faz parte de minha vida e não me vejo mais sem ela, o ano passado que fui obrigada a parar por total falta de condição física e depois pela cirurgia que me submeti, foi um grande sacrifício. Pois, meu corpo pede a dança, para exagero? Mas, não é! 
E pensando em tudo isso, resolvi colocar alguns benefícios catalogados por Debora Sabongi, bailarina e proprietária da Khan el Kalili, uma das casas árabes mais famosas e badaladas de São Paulo que apresenta shows de dança do ventre de bailarinas profissionais fantásticas.
Benefícios da Dança do VentrePor Débora Sabongi
  "Para a mulher a dança do ventre traz inúmeros benefícios, tanto do ponto de vista corporalestético, quanto psicológico.  Podemos citar alguns pontos mais visíveis e importantes:
  
 CORPORAL
      - Uma aula de dança do ventre propicia queimar muitas calorias, auxiliando no processo de emagrecimento;
      - Tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos;
      - Aumenta e ativa a circulação sanguínea;
      - Trabalha as articulações, melhorando seu condicionamento;
      - Proporciona a reeducação postural;
      - Aumenta a flexibilidade e resistência física;
      - Desenvolve a coordenação motora e melhora o eixo de equilíbrio;
ESTÉTICO
      - Aprende a ter um cuidado mais delicado com o próprio corpo;
      - Cria um estimulo para dietas saudáveis, no sentido de potencializar seu visual; entenda-se isso, por criar uma disciplina nos hábitos alimentares e não cair em dietas mirabolantes sem resultados positivos;
      - Desenvolve a capacidade de ressaltar seus pontos interessantes e atenuar os menos favorecidos, trazendo um bem estar com o próprio corpo;
 PSICOLÓGICO
      - Desenvolvimento imediato da auto-estima: a mulher passa a observar e perceber que tem diversas qualidades que talvez nunca tenham sido trabalhadas;
      - Aflora a feminilidade tornando-a mais sensual, sem resquícios de vulgaridade;
      - Promove na mulher a aceitação de si mesma como ser encantador, diferenciado e belo;
      - Desenvolve a agilidade mental, concentração e atenção tanto na música quanto nos movimentos.
      - Estimula a criatividade;
      - Através de seqüências e laboratórios/dinâmicas trabalhamos a percepção sensorial. Isso cria uma sensibilização na mulher, de forma que sua leitura musical é decodificada através de movimentos precisos e que a colocam em contato com seu interior, suas próprias emoções;
      - Desta mesma forma, a timidez que muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado é trabalhada aos poucos, possibilitando melhoria nos relacionamentos;
      - Alivia o stress do dia-a-dia através do contato de grupo pela troca de experiências e informações, o que desenvolve a capacidade de sublimar os desafios;"

Então, vamos bailar!!!!!
Beijooos no coração de cada uma de vocês!



5 comentários:

  1. Oi amiga!
    Gostaria muito de voltar a fazer dança do ventre, foi um maravilhoso moneto em minha vida, e percebi todos estes beneficios que citou!!!
    Mas agora danço só em casa refaço minhas coreografias, mas não tenho mais um grupo, não tem nenhum perto da minha casa só na zona norte e são bemmmmmmm caros!!!
    Mas ainda mexo o esqueleto, é uma forma ótima de AF!!!!
    Beijosssssss e uma ótima sexta!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!
    Acho muito lindo dança do ventre, e balet, mas tenho 2 pernas esquerdas pra dança...kkkk
    Sobre meu cabelo. Durante muito tempo eu nem me via de cabelo cortado, tinha muito ciume e dó de cortar. Até que um dia decidi, e hoje foi a melhor coisa que fiz com ele...kkkkkkk
    Ameei!

    Beijos flor, e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Eta que linda tu tá menina,acho a dança do ventre um espetacula,muito maravilhosa, quem derá um dia fazer nem que seja uma aula.
    Otima findi amiga.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. meu plano era entrar na dança do ventre no segundo semestre, pois achei uma academia aqui perto que tem aulas toda quarta no horario do almoço

    mas eu sou tão zicada que meu horario de aula mudou e vou ter justamente nesse horario AFFF

    mas um dia eu ainda aprendo! acho tão perfeito *__*

    bjos bjos

    ótimo fds ;D

    ResponderExcluir
  5. OI!!! ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO. ME SEGUE? WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

    ResponderExcluir

Essa é a parte mais deliciosa, receber o seu carinho!! Obrigada!!