Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Metabolismo leeento

Oi lindonas!!

Pois é, feriadão passou e agora é dar uma turbinada na RA. Porém, aquela "chacoalhada" que iria dar no organismo, lembra? Não deu pra fazer ainda, mas não é enrolação. Vou explicar...porque logo depois que comentei com vocês, a Dona M chegou e atrapalhou tudo, pois essa bendita me deixa muito fraca e com a coluna destruída(que é meu ponto fraco). Logo depois, entrei numa crise básica dessa abençoada coluna, então tome remédio pra dentro, daí já viu. Tenho que equilibrar a alimentação porque os remédios arrebentam meu organismo, fico enauseada, fraca, enfim uma porcaria. Então, estou deixando passar essa semana, melhorar de tudo e com fé em Deus, na segunda, voltar com força total. E começar finalmente, minha academia, tão sonhada...rsss. 
Falando nisso, lembrei de uma questão importante, muito falada e acho ser um mal que sofro, o metabolismo leeeento. E resolvi pesquisar um pouco, achei essa matéria bem legal. Coloco aqui para darmos uma olhada e se informar melhor sobre esse tal metabolismo lento.
Amores, vou ficando por aqui. 
Beijooos




"Muito se ouve falar em metabolismo, como "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "meu metabolismo não trabalha da forma que deveria". Assim decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.
Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. Esse valor é chamado de taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.

Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.

O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres.

Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso.

Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento."

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos 




5 comentários:

  1. OLá querida, brigado pelo carinho!sabe tbm tenho quadril largo rsrs.Vc disse q gosta de flamenco né. eu tbm adoro! linda q vc tenha um bom fim de semana.
    Ah muito bom a materia. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, tudo bem? Eu acho que todo mundo deu uma escapulida no feriado. E academia pra quem não gosta e não tem como fazer outro exercício é uma excelente opção sim. Te desejo sucesso no seu processo de emagrecimento e que vc tenha um fim de semana maravilhoso! bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo espere uns dias passar e logo poderá retomar sua rotina com tudo
    melhoras pra ti bjs...

    ResponderExcluir
  4. OLá vim lhe desejar um belo início de semana
    grande bj...

    ResponderExcluir

Essa é a parte mais deliciosa, receber o seu carinho!! Obrigada!!