Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Poder da Linhaça





Quando o assunto é a perda de peso, as pessoas sempre têm alguma receitinha de dieta para indicar. Os nomes são os mais variados e alguns até engraçados. Em um primeiro momento elas parecem eficazes, pois proporcionam uma redução de quilos rápida. Mas a alegria acaba por aí. Se utilizadas por muito tempo podem prejudicar a saúde. O ideal mesmo seria um alimento que auxiliasse a emagrecer de forma saudável (sem aquele efeito sanfona) e ainda proporcionasse outros benefícios ao organismo. Muito prazer, linhaça.
A mais recente boa-nova vem sendo chamada de "dieta da linhaça". Não adianta, porém, achar que apenas a sua ingestão cuidará de todo o processo de emagrecimento. "Na verdade, não existe uma 'dieta da linhaça', o que se sugere é sua utilização como coadjuvante no emagrecimento, pois, devido ao alto teor de fibras que possui, causa a sensação de saciedade e, dessa forma, reduz o apetite", alerta a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde.
COMO FUNCIONA
A linhaça é uma semente oleaginosa, com alto valor nutricional e excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis, e ácidos graxos essenciais, como os ômegas-3 e 6. Ao ser consumida, as fibras (encontradas em quantidade quatro vezes maior que na aveia) absorvem a água e formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago, e é essa ação responsável pelo aumento da saciedade. Então, o segredo é comer linhaça para emagrecer? Calma. A primeira coisa a se fazer é analisar como está a qualidade da sua alimentação. Para que o processo de emagrecimento seja bem-sucedido, é fundamental que haja mudanças nos hábitos alimentares. É sempre interessante consultar um profissional de nutrição para se ter uma orientação mais completa sobre um plano alimentar adequado e individualizado, que mostrará quais alimentos incluir na dieta e em quais quantidades.
Para garantir uma maior biodisponibilidade dos nutrientes, indica-se que a linhaça seja levemente triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal. Um modo fácil e prático de quebrar as sementes é pas- sá-las levemente em um liquidificador. Depois disso, deve ser armazenada em potes de vidro, no refrigerador e ao abri- go da luz, por até três dias, já que oxida com muita facilidade, perdendo assim as suas propriedades.
De forma geral, indica-se o consumo de três colheres de sobremesa ao dia, que podem ser distribuídas nas três princi- pais refeições - café da manhã, almo- ço e jantar. A linhaça é muito versátil e pode ser acrescentada em frutas, iogur- tes, saladas, arroz, feijão, sopas, vitami- nas, sucos e até na água.
Mesmo aquelas pessoas que fazem suas principais refeições fora de casa e não conseguem manter uma regularidade na rotina alimentar, podem e devem fazer o uso dessa semente. "Uma boa opção é levar na pasta ou na bolsa um saquinho com uma porção de linhaça e, durante uma refeição qualquer do dia, adicioná- la", indica a nutricionista Marcella Ro- manelli, da Nutricêutica (MG).
A nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional (SP), ressalta que a linhaça não deve ser utilizada de forma exagerada, e que outros tipos de semen- tes oleaginosas que possuem proprieda- des funcionais similares também podem ser consumidas, como as nozes, castanha do Brasil e amêndoas. "Não é indicado comer qualquer alimento de forma exa- gerada por achar que vai tratar, curar ou prevenir qualquer doença, pois cada organismo responde de uma maneira, e nem sempre o que é bom para um, é bom para todos", alerta a profissional.
Vale lembrar que há pessoas que não podem consumir a linhaça. Por ser um alimento rico em fibras, quem tem obstruções digestivas, diverticulite e síndrome do intestino irritado, pode ter problemas para digeri-la.

Fonte: Revista Vida Natural

2 comentários:

  1. Estou com minha linhaça fechada ainda...tenho preguiça de triturá-la..
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria!!! Na próxima semana quero comprar e colocá-la na minha alimentação ;)

    Beijos, e um lindo dia!!

    ResponderExcluir

Essa é a parte mais deliciosa, receber o seu carinho!! Obrigada!!