Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ganho de Peso Pode Ser Retenção de Líquidos!!

Oi Meninas!!!


Pensei em falar sobre um mal que sofro que é a retenção dos líquidos, é terrível pois da noite para o dia, a gente   aumenta de peso, mesmo fazendo uma alimentação controlada, que é o meu caso, pois a causa da minha retenção hoje foi ter usados vários medicamentos que promovem esse horror que atrapalha terrivelmente o controle de peso. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre o tema para tentar ajudar quem também sofre desse mal.

Não há sensação pior que a de ter ganho uns quilos extras do dia para a noite. Mas nem sempre essa “engordada” significa excesso de gordura no corpo. A culpa pelo inchaço repentino é da retenção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado, “efeito sanfona”.

O que muita gente não sabe é que uma pessoa pode ganhar de um a dois quilos durante o dia por conta da retenção de líquidos. Inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente nas mulheres na época da tensão pré-menstrual e no período menstrual. 

Quando é essa a causa da retenção de líquidos, não há com o que se preocupar. No entanto, a retenção de líquidos se torna um problema a partir do momento em que os causadores do inchaço são outros fatores.

A endocrinologista Dra. Márcia Fabiana Seki explica que “os quadros verdadeiros de edema devem ser investigados porque podem se tratar de algum problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular. 

A insuficiência renal pode provocar edema por uma deficiência dos rins em eliminar água, enquanto a insuficiência cardíaca, por dificuldade do órgão no bombeamento sanguíneo adequado e pela hipertensão, todos comumente associados à insufiência renal. Além disso, problemas de funcionamento da tireóide, insuficiências venosas e linfáticas também podem causar edemas”.

Segundo a Dra. Seki, excluídas as possibilidades acima citadas, “a queixa de retenção de líquidos geralmente reflete apenas um desconforto corporal relacionado ao excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e dificuldade de retorno venoso”.

As principais causas da retenção de líquidos normalmente são as deficiências na circulação, tanto do sangue quanto do plasma (líquido que transporta gordura e toxina nos vasos sanguíneos).

Geralmente, devido ao seu biotipo, quem sofre em demasia com esse problema são as mulheres, pois nelas a gordura está preferencialmente localizada nas nádegas e nas coxas, o que ajuda a reter ainda mais líquido no período pré-menstrual.

Os locais onde ocorrem uma maior evidência desse inchaço são as mãos e as pernas, porém, há pessoas que apresentam retenção hídrica generalizada, sentindo também inchadas as mamas e a barriga. Além do inchaço, a retenção de líquidos pode apresentar outros sintomas, como dores de cabeça, pressão alta, vista embaçada e dores no peito.

Segundo a Dra. Seki, “dietas com excesso de sal, pobres em proteínas e água podem piorar os sintomas. Por isso, se faz necessário uma dieta balanceada para a melhora da retenção de líquidos”.

Para prevenir a retenção de líquidos a endocrinologista indica “a prática de atividade física, que ajuda na melhoria dos sintomas porque contribui para a melhora da circulação do organismo, ou seja, para a drenagem dos líquidos retidos”. Além disso, é importante adotar uma dieta com menor consumo de sal.

“Outro método muito interessante para auxiliar na redução da retenção de líquidos é a massagem de drenagem linfática que, se realizada de forma adequada, ajuda também o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumulados”, conclui a Dra. Seki.

Fonte: transcrito da revista Viver Nutrilite


* Como evitar o inchaço 

Como evitar o inchaço?

Beba muita água ao longo do dia. Foto:Divulgação


Beber muita água- tomar muita água é fundamental. Estimula os rins, melhora a circulação e elimina toxinas. Beba em cerca de 1 litro e meio de água por dia;

Nutrição- Ingerir outros líquidos como chás, sucos batidos de frutas e rúcula, alho, cebola, abóbora, couve e tomate facilitam a circulação. Frutas como, abacaxi, banana, melão e mamão papaia também são aconselháveis;

Pratique exercícios- além de controlar o peso, a prática de exercícios melhora a circulação do organismo;

Diminua o sal nas refeições- Reduza a quantidade de sal nas receitas;

Hidrate o corpo- cosméticos relaxantes ativam a circulação do organismo. Prefira os que tenham cânfora e mentol;

Homeopatia- a homeopatia pode ajudar a evitar o retenção de líquido. Estes são alguns nomes que pode ajudar:

Adonis vernalis (Adonis-apenina)
Convalaria majolis (Lílio-convalio)
Helleborus Níger(Heléboro-negro)
Solidago virga áurea (Vara-de-ouro)
Scilla marítima (Cebola-do-mar)
Scrofularia nodosa (Pimpinela-azul)


Faça drenagem linfática- Se realizada de forma correta, ajuda o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumuladas.

Drenagem linfática. Foto:Divulgação



A drenagem linfática é uma prática feita por especialistas, mas você pode seguir alguns passos básicos para fazer em casa:

1º passo- Com uma bolinha de tênis você pode ajudar na melhoria da sua circulação. Pise na bolinha deixando-a bem no centro do pé, pressionando contra o chão em movimentos circulares por cinco minutos. Repita o mesmo processo com o outro pé.

2º passo- Com o auxílio de um creme anticelulite, deslize a mão pela coxa em direção ao quadril. Faça o mesmo movimento em direção à virilha pressionando-a de leve.

3º passo- Pressione a parte de trás dos joelhos e deslize com as mãos pela parte interna das coxas. Com o fim da autodrenagem, você sentirá suas pernas mais leves.

Se sentir dor com algum desses movimentos, procure um especialista.



Fabiola Taques Batista
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza

Um comentário:

  1. OI AMIGA,EU ACREDITO NO QUE VC ESCREVEU NESSE POST.ESSA SEMANA EU TIVE RETENÇÃO E É HORRIVEL ALÉM DO PESO IR LÁ EM CIMA NÉ!!!QUERIDA,OTIMO POST.BJINHOS CARINHOSOS,TENHA UMA OTIMA TERÇA.

    ResponderExcluir

Essa é a parte mais deliciosa, receber o seu carinho!! Obrigada!!